O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta segunda-feira (2), durante entrevistas para emissoras de rádio, uma série de obras entregues e em execução no Estado nas regiões Centro-Sul e Sudoeste, como a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, a revitalização em concreto da PRC-280 e o Contorno de Pato Branco. Segundo ele, elas são parte de um planejamento de infraestrutura para essas regiões, facilitando o escoamento da produção e o acesso ao Porto de Paranaguá.
“Sempre vamos fazer o possível para continuar realizando obras. Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura do Paraná a médio e longo prazo. Desde o início da gestão sentamos com os prefeitos e as lideranças locais e estabelecemos algumas metas. Entre elas estão a concretização desses grandes projetos, que vão fazer a diferença na economia e na vida dos moradores dessas regiões”, disse o governador.
A revitalização do trecho da PRC-280 que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina, é uma das mais emblemáticas. Ratinho Junior vistoriou a obra na semana passada .
Dos 59,55 quilômetros mais degradados da rodovia, 20 quilômetros já estão liberados com os dois lados da rodovia prontos, além de mais 10,5 km em meia pista, totalizando quase 40% de conclusão da obra. O investimento do Governo do Estado é de R$ 107,4 milhões e acaba com uma espera de duas décadas por melhorias na trafegabilidade da região.
A obra é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Além das pistas de rolamento, os acostamentos também estão sendo executados em concreto.
“Entregando esses primeiros 20 quilômetros na última quinta-feira. E eu vi que a decisão que tomei da pavimentação em concreto foi acertada. Os caminhoneiros que passavam por lá comemoravam. É uma novidade que estamos implementando também no Contorno Oeste de Cascavel (35% já executado) e na Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré (65% concluída), trazendo mais durabilidade ao pavimento”, disse.
Outra importante entrega logística para o escoamento da safra no Sudoeste do Estado foi a finalização da primeira parte do Contorno de Pato Branco . A intervenção rodoviária que liga a BR-158 à PR-493 tira o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade, equacionando os problemas de circulação. A obra inaugurada em setembro de 2021 pelo governador conta com 5,28 quilômetros de extensão e recebeu investimento de R$ 30 milhões por parte do Governo do Estado.
Ele também disse que a cidade receberá novos investimentos em breve. “Estamos finalizando um projeto com a Secretaria de Infraestrutura e Logística em parceria com a prefeitura para colaborar com o desenvolvimento da cidade com a ampliação do Aeroporto de Pato Branco”, disse.
PR-364– Outra obra destacada pelo governador foi a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no Centro-Sul do Estado. “Essa modernização era considerada o grande sonho da região, há 30 anos falavam da necessidade. Irati e São Mateus do Sul são duas cidades polos para região. Quando assumi, em poucos meses colocamos ela para rodar”, ressaltou. “Coloquei prioridade nesta rodovia. Vai melhorar muito o comércio, a infraestrutura, baratear a logística para o agricultor. Com infraestrutura boa vamos conseguir atrair mais empresas”.
Em maio de 2021, o governador entregou o primeiro trecho da pavimentação da Rodovia Vereador Miguel Ribeiro Picheth (PR-364), iniciada em março de 2019. Foram cerca de vinte quilômetros de um trecho que sai de Irati e segue até o trevo conhecido como Marmeleiro, de onde parte a PR-990, estrada que liga a rodovia ao município de Rebouças. A expectativa de conclusão é em novembro deste ano.
O investimento total na obra é de R$ 121 milhões, resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os 49 quilômetros de pavimentação se estendem do perímetro urbano de Irati até o entroncamento com a PR-151 em São Mateus do Sul, próximo à BR-476. O trajeto já existente será mantido, adicionando à rota apenas um desvio no bairro de Riozinho, em Irati, para reduzir o trânsito existente. Atualmente, a obra está com 65% de conclusão.
Em São Mateus do Sul, também será restaurada a pavimentação de três quilômetros da PR-364, viabilizando um alargamento dos acostamentos e a implementação de calçadas e ciclofaixas. Além disso, o município também será contemplado por uma nova ponte sobre o Rio Turvo, que terá 12 metros de extensão. Em Irati, a obra inclui um trecho variante de 1,2 km ligando a PR-364 à BR-153 – entroncamento onde será construída uma trincheira, com o objetivo de reduzir o alto número de acidentes no local.
TERCEIRAS FAIXAS– Outro destaque comentado pelo governador foi a execução de terceiras faixas, dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Ele prevê soluções como faixa para ultrapassagens, alargamento de pista, reabilitação do pavimento, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.
“Estamos fazendo muitas terceiras faixas para aumentar a capacidade de carga das rodovias, evitando o risco de motoristas invadir a contramão, levando mais segurança para as rodovias. Temos uma série de projetos. Estamos fazendo na PR-323, no Noroeste ; na região de Jacarezinho a Jaguariaíva, na PR-092 ; e na PRC-280, no Sudoeste”, disse. O governador também disse que pretende solicitar ao DER um estudo para a implantação de terceiras faixas na PR-158, entre Vitorino e São Lourenço do Oeste, sentido Santa Catarina.
CONCESSÕES– O maior pacote de concessões rodoviárias do País, que será levado à Bolsa de Valores ainda neste ano, também esteve em pauta. Serão 3,3 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, com a previsão de duplicação de 1,7 mil quilômetros. As regiões Sudoeste e Centro-Sul serão impactadas pelas melhorias – o Sudoeste, especificamente, está no Lote 6, que engloba trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km.
São R$ 44 bilhões de investimentos em obras e mais R$ 35 bilhões que serão destinados à operação e manutenção das rodovias. “Nós vamos conseguir mais de R$ 50 bilhões de investimentos no Paraná em duplicações, mais de mil interseções e obras de arte especiais, como viadutos, trincheiras e pontes, iluminação de LED, modernizando muito as rodovias nesse maior pacote de concessão da América do Sul. Estou muito motivado com esse novo momento”, disse.
Fonte: Secom Paraná
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