Uma das melhores safras da história. Essa é a previsão da Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná (Seab), que divulgou no início da semana os dados do Estado em relação ao plantio e colheita de grãos da safra 2019/20. Conforme o Deral (Departamento de Economia Rural) em todo Paraná foram plantados mais de 5,4 milhões de hectares de soja e cerca de 600 mil hectares de milho e feijão.
A soja, principal grão plantado no Oeste, já está pronta para colheita. De acordo com o agrônomo Marcelo Garrido Moreira, da regional de Cascavel, que compreende 29 municípios, dos mais de 513 mil hectares plantados, 17% já foi colhido e o melhor, conforme a avaliação dos técnicos nas primeiras sacas, o aproveitamento do grão está em 100%”.
Questionado em relação a uma previsão de quando a safra estará completamente concluída, Marcelo disse que tudo depende das condições climáticas. “Pelo que acompanhamos a previsão é de sol para os próximos dias é de sol, com pancadas de chuva típicas do verão. E isso ajuda e muito o agricultor que precisa colocar as máquinas no campo tanto para colher quando para o plantio do milho safrinha, que é um dos principais cultivares da época. Como mais de 70% dos grãos está pronto para a colheita, acreditamos que até meados de março não tenhamos mais soja plantada no Paraná”.
No Paraná a colheita está em 10%. “Mais de 550 mil hectares já estão limpos, prontos para o plantio”.
Cabe destacar que no ano passado uma nova determinação da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) prorrogou o prazo para a semeadura da soja no Estado. Até então os produtores tinham até o dia 31 de dezembro para o cultivo, mas agora não há limite para isso. Entretanto, a interrupção do ciclo deve ser encerrada até no máximo dia 15 de maio, uma vez que em junho já inicia o período do vazio sanitário.
Plantio
Em paralelo à colheita da soja, muitos produtores optaram pelo plantio do milho. Em todo Paraná são mais de 2,1 mi de hectares. “Estamos na colheita do milho e, do mesmo cultivar, o plantio da safrinha. Na colheita já somamos 13% no Paraná, cerca de 45.162 hectares dos mais de 348 mil cultivados. Já a safrinha, com previsão de plantio de mais de 2,1 milhões de hectares, 14% já está na terra”.
Na regional de Cascavel, segundo Marcelo, o plantio está mais adiantado. “Dos 274.230 hectares, 27%, ou seja, pouco mais de 74 mil hectares, já está germinando. Já a colheita, com previsão de 23.165 estamos com apenas 3% de colheita”.
Feijão
Outra cultura presente na regional de Cascavel é o feijão. De acordo com os dados do Deral, a expectativa é de que 15.500 hectares sejam plantados nesta safra. Conforme o agrônomo Marcelo Garrido Moreira, no último boletim divulgado no início da semana a área plantada era de apenas 5%. “É uma cultura com pouca área plantada no Estado, no comparativo com o soja e o milho por exemplo. Ao todo devem ser plantados em todo Paraná 227.184 hectares de feijão e, até agora, pouco mais da metade disso, 53% já estava plantado”.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário