Dos seis casos de coronavírus confirmados no Paraná, Curitiba tem cinco e Cianorte um, segundo informou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, destes casos, dois são de um pai e uma filha que teriam viajado pela Europa e os outros de pessoas que estiveram na Itália. “Mas os casos estão sendo monitorados e as pessoas estão em quarentena dentro de suas casas”, disse.
Todos os casos importados e foram confirmados oficialmente por exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR), considerado referência pelo Ministério da Saúde.
Dois deles são um homem de 54 anos e uma mulher de 25 anos, da mesma família, que estiveram em viagem recente para Espanha, Portugal e Holanda. Foram atendidos em um hospital da rede privada de Curitiba. O histórico destes dois pacientes já havia sido divulgado ontem, respectivamente, como caso provável e caso em investigação.
O homem tinha resultado positivo para o novo coronavírus em laboratório particular. E a mulher tinha laudo inconclusivo no mesmo laboratório, após um resultado positivo e outro negativo. Agora, os dois tiveram exames positivos pelo Lacen-PR.
Além deles, há outros dois homens com idades respectivas de 15 e 43 anos, de mesma família, com registro de retorno de viagem da Itália. Um deles foi atendido em um serviço de saúde privado e o outro em um serviço da rede pública de Curitiba.
O quinto caso é um homem de 58 anos que também esteve na Itália. Ele buscou por atendimento em um serviço de saúde da rede pública de Curitiba.
Além dos cinco casos da capital, há o da paciente de Cianorte que esteve no Oriente Médio.
Sintomas
As cinco pessoas apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço. Todos passam bem e seguem em isolamento domiciliar voluntário, sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. A equipe de Epidemiologia da SMS segue monitorando ativamente outros possíveis contatos, por precaução.
“Todas as medidas sanitárias estão sendo realizadas”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. “Nossa rede municipal pública e a rede privada estão preparadas, aptas a identificar os casos suspeitos, notificar, confirmar e indicar isolamento aos pacientes”, explica Márcia.
A médica infectologista da SMS, Marion Burger, explica que o internamento só é indicado para casos com complicações, como infecção pulmonar. Mas alerta que é essencial manter o isolamento domiciliar, quando indicado.
Além dos casos confirmados, Curitiba investiga outros 25 casos suspeitos da doença em pessoas residentes no município – além de outros seis de residentes em outros municípios e estados, mas que foram atendidos em serviços de saúde na capital do estado. Todos apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça.
Após avaliação médica, coleta de amostras para exames e tratamento dos sintomas, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário enquanto aguardam o resultado dos exames.
Os pacientes classificados como casos suspeitos são monitorados diariamente por telefone para acompanhamento da evolução do quadro de saúde.
Canal de informações
As informações sobre os novos casos de coronavírus têm como fonte oficial a SMS e a Sesa, uma vez que, considerando o caso de saúde pública e seguindo os protocolos do Ministério Público, apenas estas instituições são responsáveis por notificar e confirmar casos.
Os casos de coronavírus só são considerados oficialmente confirmados após testagem em laboratório de referência do Ministério da Saúde. No caso do Paraná, este laboratório é o Lacen-PR.
Brasil
Até esta quarta-feira (11/3), de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil contava com 52 casos confirmados do novo coronavírus: Alagoas (1), Bahia (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (13), São Paulo (30), Rio Grande do Sul (2) e Distrito Federal (2).
Fonte: Bem Paraná
Deixe um comentário