O deputado federal, Nelsinho Padovani, na condição de presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) encaminhou nesta sexta-feira, ofício convidando o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes que visite os municípios paranaenses atingidos por fortes chuvas na região.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Padovani participou de reunião virtual com o ministro, onde solicitou ao chefe da pasta, que compareça ao Paraná, mais precisamente em União da Vitória, município severamente castigado pela terceira maior enchente já registrada no estado. Entre os municípios afetados pelas chuvas, estão: Paulo Frontin, Rebouças, São Mateus do Sul, Porto Amazonas, Peabiru, Rio Azul, Roncador, Ivaiporã, Jardim Alegre, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Santa Izabel do Oeste, Rio Negro, Cascavel, Mangueirinha, Paula Freitas, São Jorge D`Oeste, Bituruna, Morretes, São Miguel do Iguaçu, Guaratuba, Santo Antônio do Sudoeste, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Mariópolis, Pinhão, Alto Paraná, Barracão, União da Vitória e Xambrê.
Conforme registrado pela defesa civil do Paraná, essa é a terceira maior enchente já registrada a história do estado e destaca-se a atuação do prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas e da prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha e dos profissionais do corpo de bombeiros em trabalho conjunto com voluntários e defesa civil que entregam alimento para quem está em regiões isoladas.
Padovani destaca a necessidade da visita do ministro ao estado para o reconhecimento da situação de emergência do estado e municípios atingidos pelas chuvas
“A presença do ministro Waldez Góes é de extrema importância para o Paraná, neste momento em que as chuvas castigam nosso estado. Precisamos que o Governo Federal reconheça e atenda os municÃpios afetados, principalmente aqueles que a enchente provocou mais estragos. O Governo precisa ouvir os prefeitos e realizar ações que ajudem as pessoas que sofrem por esta que é a terceira maior enchente já registradaâ€, afirmou o parlamentar.
Até o momento, 22 municípios declararam situação de emergência devido às chuvas. União da Vitória foi o município mais atingido pelas chuvas, mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. O Rio Iguaçu registrou volume quatro vezes maior que o normal, chegando a 8,30 metros. Próximo ao Rio Iguaçu, o acesso só é possível por meio de barco, devido à água que já ultrapassou 2 metros em relação ao nível da rua.
CINDRE
Entre as atribuições da CINDRE, consta discutir e votar temas relacionados ao “sistema nacional de defesa civil e política de combate às calamidades”. Por isso, a Comissão promoverá uma visita técnica ao estado do Paraná para averiguar os estragos provocados pelas chuvas, ouvir os prefeitos e a população, para propor soluções e ações de prevenção.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário