“Descaso total”. Assim o prefeito Leonaldo Paranhos descreveu na tarde desta terça-feira (5) um vídeo publicado por ele em suas redes sociais. A postagem faz referência ao trabalho desenvolvido pela Sanepar no Município.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Conforme o vídeo, Paranhos cita que ainda em 2017 mais de 60 mil pessoas foram contaminadas por conta problemas ocasionados em relação a Sanepar. Segundo ele, seriam uma série de reclamações por parte da população. “A gente vem conversando, falando, pedindo, implorando, para que a Sanepar mude o seu comportamento. (…) Descaso que a Sanepar vem tratando Cascavel”.
Paranhos denuncia inclusive que foi descoberto ainda quando houve a contaminação da população, que a Sanepar utiliza filtros ‘velhos e ultrapassados’ para a captação da água em Cascavel, citando que a empresa não avançou na sua tecnologia.
Na sequência o prefeito fala sobre o desassoreamento do Lago Municipal, relatando ser ‘uma piada o que foi feito no Lago”. “No passado tivemos um problema, a Sanepar fez o tal do desassoreamento, aquilo foi muito mais uma piada do que um desassoreamento, foi feito um investimento e pouco tempo depois está tudo aí novamente. Estive em Curitiba em reunião com Sanepar [para tratar de um novo desassoreamento]. O Lago é de responsabilidade do Município, mas o reservatório é da Sanepar. Ela é a única empresa que vende água em Cascavel e não tem interesse em preservar seu reservatório?”.
O prefeito segue o vídeo falando do documento recebido há poucos dias e alerta que, se a Sanepar não tem interesse em atender Cascavel, o Município cogita privatizar o sistema ou ainda municipalizá-lo. “Há poucos dias recebemos um documento, em dezembro, dizendo que não cabe à Sanepar deliberar ou definir por intervenções no Lago, especialmente sobre o desassoreamento, que a prefeitura é responsável pela manutenção do Lago Municipal e que a Sanepar vai monitorar se a prefeitura, se o Município fará o desassoreamento. Eles não vão fazer, não autorizam a fazer e vão monitorar a qualidade da água. A água nossa está em péssima qualidade, comece agora a fazer o monitoramento da água que contaminou mais de 60 mil pessoas em Cascavel”.
“Acho que a Sanepar deveria rever a posição e [debater a] proposta de parceria para o desassoreamento, ou a Sanepar não tem interesse no reservatório? Entendo isso como uma ameaça (…) entendo que a Sanepar não tem interesse em continuar com a concessão da água, o Município pode encampar a estrutura e pode passar a ser operadora do sistema de água ou repassar à iniciativa privada. Já pedi para a assessoria fazer um estudo sobre isso, [parece] que a Sanepar não tem mais interesse em continuar abastecendo a cidade de Cascavel”, alertou o prefeito.
Confira o vídeo na íntegra.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário