Uma parceria entre a prefeitura de Toledo, por meio das secretarias de AgroDesenvolvimento e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, com a Embaixada Solidária, vai desenvolver ações que visam uma inserção mais rápida e eficiente de imigrantes e refugiados residentes em Toledo no mercado de trabalho.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.
A primeira medida a ser implementada, a partir da próxima segunda-feira (27), é a adaptação da plataforma Currículo Top (desenvolvida pela unidade local da Agência do Trabalhador) para os idiomas mais falados por pessoas que compõem este grupo. Com as informações profissionais e de contato delas no banco de dados do órgão, será mais fácil encaminhá-las para as empresas que estão contratando colaboradores.
O titular da AgroDesenvolvimento, Diego Bonaldo, entende que as vantagens já conhecidas do Currículo Top também impactará positivamente na vida de imigrantes e refugiados. “Com a tradução dos campos de preenchimento do formulário eletrônico para o idioma nativo destas pessoas, ficará mais simples para elas colocarem os seus dados e, da nossa parte, nosso trabalho também ficará mais assertivo, tanto a captação quanto o encaminhamento delas para as empresas”, observa.
A coordenadora de Políticas para Imigrantes e Outros Grupos Vulnerabilizados da SMDH, Laudiceia Correia, destaca a importância do emprego para a vida dos imigrantes e refugiados em Toledo. “Oportunizar uma vaga de trabalho para a população imigrante é uma das ações com mais eficácia no recomeço das suas vidas”, comenta.
A presidente da ONG Embaixada Solidária, Edna Nunes, ressalta os benefícios de se facilitar a inserção de pessoas vindas de outros países no mercado de trabalho local, que demanda cada vez mais deste tipo de mão de obra. “Existe uma necessidade muito grande de mão de obra por aqui, sobretudo nas indústrias, e são estes trabalhadores que ajudam a manter as linhas de produção em pleno funcionamento”, analisa Edna.
Para o gerente da Agência do Trabalhador e diretor do Departamento de Emprego e Renda da AgroDesenvolvimento, Rodrigo Souza, o fluxo de atendimento passará a ser implementado no encaminhamento de candidatos imigrantes e refugiados para as empresas que podem contratá-los. “A partir de agora, estas pessoas, ao passarem pela Agência do Trabalhador, vão preencher seu Currículo Top no seu idioma nativo e, a partir disso, vamos fazer um monitoramento, indicando vagas em que ele pode se candidatar”, explica.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário