A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu informa que, nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.168 novos casos de covid-19, de acordo com o boletim desta quarta-feira, 19. Pelo segundo dia consecutivo, os diagnósticos positivos da doença passam de mil – ontem foram 1.209.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Além dos casos, foi informada a morte de uma mulher, com 85 anos, que, segundo a gestão municipal, não havia sido vacinada. Desde o início da pandemia, são 1.167 vidas perdidas para a doença.
As ocorrências desta quarta-feira referem-se a pessoas de 9 meses de idade a 89 anos, sendo que três delas precisaram de internação, e as demais estão em isolamento domiciliar. No momento, são 3.459 casos ativos da doença, em que há risco de transmissão do vírus.
Em alta drástica, a média móvel está em 928,14 casos diários, em elevação no comparativo com duas semanas atrás. Esse indicador tem sofrido aumentos constantes, devido à explosão de ocorrências por dia.
Atendimento
Desde a última segunda-feira(17) as unidades básicas de Saúde de Foz do Iguaçu, estão priorizando os casos de pacientes sintomáticos respiratórios, devido à crescente demanda registrada desde o início do ano. Apenas 10 unidades, duas em cada um dos cinco distritos da cidade, seguem com os atendimentos essenciais.
Das 30 unidades de saúde do Município, incluindo a Unidade Padre Ítalo 24h, somente 10 ficarão voltadas aos atendimentos essenciais da saúde, que são pediatria, ginecologia e obstetrícia, pré-natal e puericultura. São elas: AKLP e Vila C Nova (Distrito Norte), São João e Sol de Maio (Nordeste), Vila Yolanda e Maracanã (Oeste), Portal da Foz e Campos do Iguaçu (Leste), Profilurb II e Padre Monti (Sul).
Preocupação
A decisão pela nova reorganização dos atendimentos de sintomáticos respiratórios foi referendada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em reunião extraordinária na tarde desta sexta-feira (14).
A medida leva em conta a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nas UBS e no Plantão Covid devido ao “boom” de casos pós festividades e viagens de final de ano. Em duas semanas, foram mais de 4.100 novos casos de covid em Foz. A média móvel de casos desta sexta-feira (14) em relação ao dia 30 de dezembro aumentou quase 3.000 %, de 17,57 para 542,12.
Outra preocupação da Vigilância Epidemiológica é em relação à alta taxa de transmissão, que está em 3,85 – o ideal é que esse índice esteja abaixo de 1 para a situação da pandemia ser considerada controlada.
Outros dados do boletim epidemiológico:
- 28 pacientes nos leitos de UTI, o que corresponde a 70% de ocupação;
- 36 internações na enfermaria, ou 144% de utilização das vagas; e
- 54.222 casos da doença no município desde o início da pandemia, dos quais 49.596 são de pessoas recuperadas.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário