Quem resolve morar em Cascavel, seja por conta de estudos ou mesmo para trabalho, sempre busca um lugar que tenha infraestrutura de saúde, educação e segurança e que concilie a tranquilidade e a qualidade de vida.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP
Localizado entre a BR-277 e a Avenida Tancredo Neves, o Pioneiros Catarinenses é um exemplo disso. Com cerca de 10 mil habitantes, o bairro é considerado um dos mais pacatos de Cascavel e, segundo o presidente da Associação de Moradores, Edson Gavazzoni, deve crescer ainda mais com a finalização da construção de dois novos condomínios, com mais de mil novos apartamentos.
Segundo ele, Pioneiros é um bairro bem organizado, mas que possui alguns pontos que precisam ser melhorados. “É um lugar calmo, próximo ao centro, com uma boa estrutura viária, mas carece de melhor sinalização e alguns pontos que precisam de ajustes no asfalto. Estamos próximos a grandes centros de compras como mercados, atacados, loja de departamentos ainda temos algumas áreas públicas que possibilitam a construção de novas estruturas de atendimento da comunidade”.
Questionado em relação a infraestrutura do bairro, Edson cita que muitas coisas precisam ser melhoradas principalmente no que diz respeito ao setor público. “Temos o básico. A escola municipal é muito antiga e precisa ser reformada e ampliada. Foi solicitado, mas não tem previsão de obras por conta de que a Secretaria de Educação tem outras prioridades e não existe grande demanda de alunos além do que está sendo atendido. Segundo a Secretaria, o pedido está registrado e fica na lista de espera”.
Um dos pontos que mais precisa de atenção no bairro é o lazer que, conforme Edson, é muito carente e ‘está abandonado’. “Temos no bairro o Ninho da Cobra, um espaço histórico para a cidade, mas está abandonado ou atendendo apenas a pontuais treinamentos e jogos amadores. Poderia ser um grande centro esportivo, com múltiplas atividades como em outros bairros. Temos algumas estruturas construídas na Avenida Tancredo Neves, mas definitivamente elas não atendem a demanda da comunidade”.
“Temos no bairro o Ninho da Cobra, um espaço histórico para a cidade, mas está abandonado ou atendendo apenas a pontuais treinamentos e jogos amadores” (Edson Gavazzoni – Presidente Associação de Moradores)
Associação possui três grandes demandas
Para o futuro, três grandes necessidades são apontadas pelo presidente: um Parque Comunitário, a reforma e ampliação do Salão Comunitário, e a transformação do Ninho da Cobra em um centro esportivo.

“Temos uma área verde 65 mil metros quadrados que estamos pleiteando implantar um Parque Ambiental. É uma proposta bem diferente dos demais parques, com menos estruturas e mais natureza, mas dentro de uma lógica similar aos parques gramados. O que temos de concreto é o interesse dos moradores e a promessa de que em 2020 o espaço será cercado e reflorestado”.
Em relação ao Salão Comunitário, Edson cita que, por conta dos projetos desenvolvidos no espaço e as necessidades da comunidade, o Salão precisa ser reformado e ampliado. “Principalmente para atender as exigências do Corpo de Bombeiros, Vigilância e Alvará. Em 2019 conseguimos inserir na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e também uma emenda parlamentar para esse fim. Como a Prefeitura não está podendo fazer os projetos, a Associação está providenciando os projetos estrutural, arquitetônico, hidráulico, elétrico e dos bombeiros. Estamos no aguardo da licitação e início das obras”.
Destaque no futebol e no tênis de mesa
No auge dos seus 40 anos, o Estádio Municipal Amadores Theodoro Colombelli, o popular Ninho da Cobra, está localizado no coração do Pioneiros Catarinenses. Palco de inúmeras disputas, ele serve atualmente para os clubes de futebol amador da região e é palco das partidas do Cascavel Olympians, time de futebol americano da cidade.

O Ninho foi o estádio dos clubes profissionais da cidade entre a demolição do antigo Ciro Nardi (em 1979) e a inauguração do Estádio Olímpico Regional, em 1982. Para o futuro, uma das bandeiras da Associação é transformar e ampliar o espaço. “O Ninho da Cobra é um problema antigo para nossa comunidade e município. Precisa ser reformado e ampliada a estrutura para que se transforme em um centro de esportes e lazer”. Além do Ninho, o tênis de mesa também tem espaço no bairro. É no Pioneiros que está o Centro de Treinamento de Tênis de Mesa da Associação dos Mesatenistas de Cascavel. “É uma das equipes mais fortes do país e está entre as três melhores do Paraná”.
Trânsito
Um dos maiores problemas do bairro, conforme o presidente da Associação de Moradores, diz respeito ao trânsito no local. Segundo ele, é preciso refazer urgentemente toda a sinalização viária, um plano viário inteligente com novo direcionamento de ruas, preferenciais, sinalização semafórica, entre outros. “Em especial a via de conexão com o Guarujá, um erro de engenharia na hora de construir o viaduto pela BR-277, o qual foi feito no meio da quadra, assim afogando o fluxo de veículos”. Além disso, ele cita que existe uma ligação clandestina do bairro com a marginal da rodovia. “Isso precisa ser resolvido; fechado ou regularizado, mas o poder público não está dando conta de nenhuma das opções”.
De acordo com Edson, existe a necessidade também em relação aos pontos de ônibus. “Temos feito muitos pedidos, mas sempre recebemos a mesma resposta. Devemos ser atendidos com o projeto que está em vias de licitação”.
Infraestrutura
Além de contar com duas unidades de saúde , a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Tancredo) e a USF (Unidade Saúde da Família) Pioneiros Catarinenses, existem hoje no bairro mais de 600 estabelecimentos comerciais, distribuídos entre comércio, serviços, indústria, entre outros. Destaque para o comércio de confecções, com mais de 50 lojas, uma loja de departamentos, supermercados, redes de farmácia, entre outros.
Enquete
O que tem de bom e o que precisa melhorar no seu bairro?
“É um bairro tranquilo de se morar. A única coisa que percebi que falta é de um guarda no posto de saúde. Quando as pessoas chegam para pegar ficha de madrugada tem que ficar do lado de fora do posto esperando abrir”. (Ademir Moreira Dias – Morador do Pioneiros) Catarinenses
“Para mim falta muita coisa. Temos estrutura na saúde, por exemplo, mas não tem qualidade. Não no atendimento, mas sim na quantidade de profissionais”. (Ivanilde Inez Zawoski Magalhães – Moradora do Pioneiros Catarinenses)
“Me lembro quando era adolescente que tinha no bairro um campo pra jogar bola, agora não tem nenhuma opção de lazer” (João Marcos Pereira – Morador do Pioneiros Catarinenses)
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário