Polícia Federal intensificou fiscalização eleitoral no Oeste do Paraná

Foto: Divulgação/CS/PF Foz do Iguaçu

Durante o primeiro turno das eleições, nos dias 5 e 6 de outubro, a Polícia Federal realizou diversas ações de combate a crimes eleitorais na região Oeste do Paraná. As operações resultaram na apreensão de materiais de propaganda irregular e no registro de atos de boca de urna em várias cidades da região.

Entre as principais irregularidades constatadas, destacam-se a distribuição de materiais de campanha próximos aos colégios eleitorais e a colocação de cartazes e faixas em desacordo com as normas eleitorais.

A prática de espalhar materiais impressos, como os “santinhos”, na véspera ou no dia da eleição, é considerada crime eleitoral conforme a Lei nº 9.504/1997.

Em Foz do Iguaçu, duas ocorrências foram registradas por boca de urna, com a distribuição de santinhos. Ao todo, as ações da Polícia Federal resultaram em três prisões em flagrante, dois termos circunstanciados e um Registro de Fato (RDF).

As ações de fiscalização fazem parte dos esforços das autoridades para garantir a legalidade e a lisura do processo eleitoral.

Fonte: CS PF/Foz do Iguaçu

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *