Dois policiais militares foram presos nesta terça-feira (20) em uma operação desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Cascavel.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Ao todo foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva nas cidades de Toledo, Medianeira, Cascavel e em Várzea Grande (MT).
Os trabalhos são dirigidos a investigação de uma organização criminosa cujas ações projetam-se sobre o transporte de grandes quantidades de substâncias entorpecentes para outros estados da federação, sobretudo o Rio de Janeiro, receptação de painéis solares produtos de furtos e/ou roubos e lavagem de dinheiro.
A organização realizava o branqueamento de capitais em etapas ou camadas, dificultando o rastreamento do proveito obtido com as atividades ilícitas, especialmente o transporte de drogas. Contas bancárias de pessoas jurídicas e físicas foram utilizadas para a realização de transferências fracionadas, o que era feito sucessivamente até que chegasse até a liderança da organização.
As investigações começaram no início do ano de 2022 pelo Núcleo Regional do Gaeco de Cascavel, em razão de uma denúncia no sentido de que o grupo havia recepcionado uma carga de painéis solares produtos de roubo ocorrido no Estado de Minas Gerais.
A organização movimentou mais de R$ 140 milhões, entre créditos e débitos, no período compreendido entre janeiro de 2020 e agosto de 2023.
Foram apreendidas, ao longo dos trabalhos de investigação, 8.456,1 quilos de substância entorpecente análoga a maconha, que o grupo transportava para outros estados da federação. Duas pessoas, membros da organização, foram presas em flagrante no final de 2022 e no início do ano de 2023.
As buscas visam a obtenção de documentos para corroborar as provas que já foram produzidas através de medidas cautelares deferidas pela Vara Criminal da Comarca de Toledo.
O cumprimento dos mandados foi realizado com apoio dos Policiais dos demais Núcleos dos GAECOs do Paraná e do Mato Grosso, bem como equipes de policiais militares do BOPE, RONE, BPFron, 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel e Corregedoria da Polícia Militar.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário