Por medo do coronavírus, pessoas não deixam agentes da dengue entrar e vistorias são suspensas

Agentes de endemias estão tendo o acesso negado nas casas | Foto: Arquivo/Secom

O problema do coronavírus começa a gerar reflexos indiretos, que podem agravar outros setores da saúde pública, já caótica, em Cascavel. É o caso, por exemplo, da dengue.

Conforme comunicado repassado pela Prefeitura nesta manhã, a população está resistindo em abrir as portas para os agentes de endemias. Por conta disso, a Vigilância em Saúde Ambiental está suspendendo todas as vistorias dos Agentes de Endemias temporariamente. Serão mantidos somente atendimento de denúncias e observação de animais agressores quando isso se fizer necessário. 

A Vigilância ressalta à população que todos os profissionais estão treinados e qualificados para desempenhar essas atividades, não sendo necessário que a população tenha receio de receber os profissionais em seus imóveis.

Cascavel contabiliza de julho de 2019 até esta segunda-feira (16), 776 casos confirmados de dengue. Como o número de casos vem aumentando significativamente, município corre risco de uma epidemia de dengue. 

Números do coronavírus

Cascavel conta atualmente com 62 casos suspeitos em investigação, conforme última atualização da Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira. Nenhum caso confirmado até aqui. Além do fechamento do comércio a partir desta sexta-feira, o novo decreto também estabelece que a rodoviária vai fechar a partir de sábado (21). As medidas valem pelo menos até o dia 5 de abril.

Em Nova Aurora, a morte de um idoso de 63 anos com sintomas de coronavírus, está sendo investigada. O homem morreu nesta quinta-feira (19), depois de ter voltado do Paraguai.

No Paraná, já são 23 casos confirmados, nove a mais do que ontem. Há ainda 146 casos em investigação e 122 descartados. Nesta quinta, o Governo do Estado anunciou novas medidas, entre elas a declaração de estado de emergência e o fechamento parcial e gradativo do comércio em todo o Estado.

No Brasil, o Ministério da Saúde também atualizou os números. Os casos confirmados saíram de 428 para 621 entre quarta e quinta. Os óbitos oficiais são 6, mas já foi confirmada a sétima morte. Hoje o governo também determinou o fechamento de todas as fronteiras terrestres do País. 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *