Presos da Cadeia Pública de Toledo são imunizados contra Sarampo

Divulgação

O levantamento dos internos contemplados pelo grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, foi realizado por equipes do Departamento Penitenciário do Paraná em conjunto com o Conselho da Comunidade de Toledo.

As doses da vacina foram disponibilizadas pelo município, que cedeu também duas profissionais para realizar a vacinação.

No Paraná, a campanha teve início no dia 13 de fevereiro e contempla as pessoas de cinco até 59 anos. Para as faixas etárias de cinco até 19 anos e as de 30 até 59 anos a vacinação é seletiva, ou seja, só receberá a dose quem não tiver o registro de imunização ou estiver com o esquema vacinal incompleto. No entanto, para as pessoas com idades de 20 a 29 anos, a vacina precisa ser realizada.

Divulgação

Sarampo

É uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.

O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *