Preto no Branco já deu certo

Quando surge um novo projeto é fácil identificar se ele vai prosperar, basta analisar alguns fatores pontuais. Analisei o caso do novo portal de notícias Preto no Branco, que tem associado a ele um jornal impresso, e posso apontar pelo menos 5 razões porque ele já deu certo! 

1. O berço: este projeto nasceu da iniciativa de profissionais visionários e experientes, que já construíram provas sociais de sua competência. O jornalista Jadir Zimmermann foi editor-chefe e diretor de jornais impressos, diretor de canal de TV, fundador de revista e de site de notícias, empresário, assessor de Câmara de Vereadores e diretor de comunicação em prefeitura. O publicitário Léo Rigon, também tem larga experiência, com quase 30 anos de atuação em jornal impresso. 

Ambos os sócios possuem conhecimentos e habilidades complementares entre si para desenvolverem com êxito a gestão dos setores jornalístico e comercial da nova empresa, respectivamente.

2. O cenário: o segmento jornalístico de Cascavel está muito bem servido de emissoras de rádio e TV, mas carecia de portais de notícias. Até então, as opções eram reduzidas, especialmente se considerarmos que alguns sites são extensão daqueles veículos de comunicação. E por que não agregar também um novo jornal impresso? Cabe aqui uma pitada de ousadia.

Com uma população estimada em mais de 328 mil habitantes (IBGE, 2019) e evidenciada como a 3ª melhor cidade do Paraná para se fazer negócios (Urban Systems, 2018), Cascavel não apenas comporta como necessitava de uma nova empresa de comunicação, além de ser mais uma forma de se consolidar como polo regional.

3. O propósito: o nome já revela sua identidade, “preto no branco” é uma ilustração do seu propósito: “uma expressão que enaltece a verdade dos fatos, que valoriza as coisas às claras e bem documentadas”. 

Gostei do preto no branco também porque se distancia do vermelho do sensacionalismo apelativo que rende mais acessos. Denota que é possível fazer jornalismo de qualidade com equilíbrio e responsabilidade.

4. A credibilidade: especialmente na Era das fake news (notícias falsas), mais do que nunca se faz necessário contar um jornalismo sério e de credibilidade para que o público possa se informar adequadamente. A desinformação é uma ameaça à democracia, portanto, o compromisso de fazer jornalismo íntegro legitima a função social da atividade.

5. Os negócios: empresas que possuem uma estratégia inteligente de marketing sabem que devem associar a sua marca a empresas sérias e de alta confiabilidade. Portanto, um veículo com a qualidade do “Preto no Branco” é uma vitrine para as empresas, marcas e instituições que desejam fortalecer a sua imagem junto à opinião pública e conquistar espaço privilegiado na mente dos seus clientes (top of mind), visando conquistar negócios.

Sejamos leitores ou anunciantes, recomendo um brinde a nós que somos presenteados com esse novo projeto! Com ele nós ganhamos poder: o poder da escolha e o poder da informação!

Sucesso a todos!

* A autora é jornalista e investidora.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *