Professor e historiador lança “O Pinheiro e o Ramo de Café”: a história não contada de Matelândia

Ser historiador é, literalmente, contar a história. Esse foi o papel do Professor e Historiador Maurício Dezordi, que lançou recentemente um documentário contado a história deMatelândia.

Em um curta-metragem de 40 minutos, lançado em parceria com a Oeste TV News do empresário Eloi Roque Erthal, o documentário conta a história da cidade no período anterior ao ano de 1950, retratando acontecimentos desde 1889, quando já havia habitação.

Dentre os fatos narrados por Dezordi em sua obra entitulada “O Pinheiro e o Ramo de Café”, está a edificação da telegráfica Catanduvas-Foz do Iguaçu onde antiga e extinta comunidade do Pinheirinhos havia uma base telegráfica. Outro ponto citado é a passagem de Santos Dumont na Serra Benjamin em 1.916; em 1.923  a expedição do naturalista polonês Tadeuzs Chrostowski que faleceu e foi sepultado em Pinheirinho; em 1.925 aconteceu o encontro de Luiz Carlos Prestes (Coluna Prestes) e do Coronel Miguel Costa (coluna paulista). 

“O Pinheiro e o Ramo de Café” é a história não contada de Matelândia, com apoio da Lei Paulo Gustavo através do Governo Federal nos termos da Lei Complementar Nº 195/2022 decreto 11.525/2023 e decreto de fomento 11.453/2023.

Assista o curta

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *