Programa de Atendimento Residencial eleva a qualidade de vida dos pacientes

Implantado no ano de 2017, o Programa de Atendimento Residencial (PAR) vem alcançando resultados significativos quando o assunto é atenção ao paciente. A ferramenta é acionada pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família e tem por objetivo auxiliar as equipes das UBS’s e USF’s no atendimento de pessoas que se encontram limitadas ao próprio domicílio, promovendo a assistência em suas próprias residências.

De acordo com a gerente da Divisão de Serviços Especializados da Secretaria de Saúde de Cascavel, Giovanna Guedes, mensalmente são realizados 100 atendimentos domiciliares, em média, com mais de 400 procedimentos realizados, desde os cuidados diretos com o paciente até a capacitação das equipes multiprofissionais das unidades de saúde.

O PAR é uma política de governo criada para o processo de humanização do atendimento público de saúde. Dessa forma, médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde podem contar com o programa no suporte da assistência aos pacientes em seus domicílios.

 PAR é reconhecido nacionalmente como proposta inovadora

O PAR foi inscrito para a apresentação em uma mostra nacional de experiências mais bem sucedidas de serviços de saúde. A exposição aconteceu durante a realização do INOVA SUS, organizado pelo Ministério da Saúde, no ano de 2018.

O programa cascavelense foi selecionado entre os 10 melhores processos de inovação do Brasil, onde os serviços de saúde pudessem atender demandas reprimidas. “O PAR veio para mostrar uma possibilidade de atenção ao paciente de forma diferenciada, e que não é feito em nenhum outro lugar do Brasil”, enfatiza a gerente da Divisão de Serviços Especializados da Secretaria de Saúde de Cascavel, Giovanna Guedes.

Os resultados, tanto da assistência direta ao paciente, como do apoio matricial e didático-pedagógico à atenção primária, foram apresentados no Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Atenção Domiciliar – CIAD. No evento realizado em São Paulo, foram apresentados trabalhos para a comunidade científica mostrando os resultados dos anos de 2018 e 2019, sendo mostrado resultados do PAR com destaque para a melhora de evolução de curativos, de lesão por pressão, entre outros.

A implantação do PAR passou pelo processo de capacitação das equipes das unidades de saúde ao longo dos últimos três anos. “Agora em 2020, com todas as equipes da atenção primária capacitadas, ele é uma ferramenta que dá suporte na assistência a esses pacientes no município de Cascavel, de forma inédita no Brasil”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *