Projeto quer autorizar uso de drones para pulverização agrícola em Marechal Rondon

Drones poderão ser utilizados, desde que devidamente registrados e com operador preparado | Foto: AG Evolution

Um projeto inédito deu entrada na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon esta semana. O objetivo é autorizar o uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas na área rural de Marechal Cândido Rondon.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Em função da predominância de pequenas propriedades e da agricultura familiar, uma lei municipal de 1999 proíbe a pulverização aérea. O novo projeto, objetiva flexibilizar a aplicação aérea de defensivos, acrescentando um parágrafo na lei antiga, prevendo a utilização de drones. O uso de aviões permanecerá proibido no território rondonense. 

A iniciativa é do vereador Vanderlei Sauer (DEM). Segundo ele, na agricultura moderna passou-se a utilizar o “sistema de precisão”, que exige avanços no tratamento e cultivo das plantas, buscando sempre maior eficiência e produtividade, respeitando o meio ambiente. Nesse sentido, “o uso de drones na atividade agrícola é uma solução segura, eficiente e econômica”, afirma o vereador.

Se aprovada, a matéria autoriza o uso de drone, desde que o equipamento esteja registrado e homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Ministério da Agricultura. O operador também precisa ser certificado para aplicação de agroquímicos.

Entre as principais vantagens dessa tecnologia estão a redução do risco de contaminação do operador; diminuição do volume de agroquímicos lançados no meio ambiente devido ao uso pontual na lavoura; não amassamento da plantação, como na aplicação tradicional; e custo reduzido por ser um equipamento pequeno, elétrico e de fácil transporte e manuseio.

O vereador autor do projeto observa ainda que a deriva é mínima, pois opera dentro dos limites da propriedade e a uma altura máxima de 1 metro. Além disso, o drone pode ser utilizado quando o solo está encharcado, o que não é possível com o uso de maquinários.

“Considerando que nosso município tem na agricultura seu carro chefe e é formado por pequenas propriedades, a utilização de drones na agricultura pode se mostrar de grande proveito, como já acontece pelo Brasil afora”, completa o vereador.

O projeto de lei foi baixado para análises das Comissões de Justiça e Redação; de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia; e de Finanças, Orçamento e Fiscalização; bem como à Procuradoria Jurídica do Poder Legislativo. Após os devidos pareceres, a matéria será votada em plenário.

Vereador Vanderlei Sauer, autor do projeto de lei | Foto: Cristiano Viteck

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *