Projeto Rondon: Univel participa de reunião com professores rondonistas na Bahia

A pró-reitora pedagógica Dra.Viviane da Silva e a Professora Rondonista Dra. Kátia Salomão do Centro Universitário Univel foram convidadas para participar da XIV reunião de Professores Rondonistas que ocorreu entre os dias 22/11 a 26/11, no (CEMCOHA) Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica em Salvador-BA.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

O encontro é realizado periodicamente pelo Ministério da Defesa, visando trocas de informações e alinhamentos do Projeto Rondon, direcionamentos e orientações metodológicas em relação as próximas operações do projeto.

A Univel foi a Única instituição (IES) Instituições Ensino Privada do Paraná que participou deste encontro, que ocorre a cada 2 anos a fim de discutir as estratégias para o Rondon.

O Projeto Rondon foi lançado em 1967 e regulamentado pela Lei n 6.310, de 15 de dezembro de 1975, o objetivo do projeto é abrir novas trilhas, assim como ampliar as ações já existentes ao desenvolvimento nacional sustentável, aos direitos humanos, à democracia e à cidadania. E assim tem sido feito nas mais de 80 operações realizadas nos últimos 16 anos. Mais do que oferecer suporte para comunidades marginalizadas, Rondon tem compromisso com a formação cidadã dos estudantes universitários, levados a vivenciar outras culturas e conhecer um Brasil que normalmente está fora dos holofotes.  

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. A iniciativa das operações envolve o Ministério da Defesa, por meio da coordenação geral do Projeto Rondon, os governos estaduais e os Batalhões da Infantaria do Exército das regiões contempladas. Também contribuem para o Projeto os seguintes Ministérios: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Cidadania; Saúde; Meio ambiente; Desenvolvimento Regional; e Secretaria de Governo da Presidência da República.  

O evento ocorreu com a participação de mais de 50 professores de diversas IES de todo o Brasil.

A Professora Kátia Salomão, ressalta que participar do projeto Rondon, bem como destes encontros de capacitação e alinhamentos da operação, sempre traz para as IES grandes contributos no sentido de aperfeiçoamentos e novas oportunidades de ampliar conhecimentos e informações acerca do projeto.

A acadêmica de direito Brenda Moraes participou da Operação Amapá, realizada este ano, de acordo com ela foram desenvolvidas diversas oficinas e palestras para a comunidade local.

Brenda afirma que participar do projeto foi uma experiência intensa e marcante. Ela recomenda que os acadêmicos participem. “Eu já tive contato com outros trabalhos voluntários, mas essa foi a experiência mais intensa, que mudou a minha vida e a conivência com a comunidade é muito intensa, a gente cria um laço afetivo muito grande. É interessante, pois usamos o conhecimento adquirido durante a graduação, além de ensinar, nós aprendemos com eles também. Eu recomendo, se os alunos tiverem oportunidade de ir, vão de coração aberto, pois é uma experiência de mudança de vida”, finaliza Brenda.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *