Quinta-feira será de interação nas escolas e cmeis de Cascavel

Gincanas, atividades ao ar livre, jogos entre pais e alunos dentro do ambiente escolar, piquenique com frutas saudáveis, atividades de pintura, desenhos e muitas outras ações. Essas são as atividades que irão marcar a próxima quinta-feira (20), quando acontece a campanha “PAiZ NA ESCOLA: Um dia….A vida inteira pela escola”, nas nas 65 escolas e 56 cmeis do Município de Cascavel.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.

Cada escola e cmei vai definir quais atividades irá desenvolver para envolver pais e alunos. A ação faz parte das medidas adotadas pelo Município de Cascavel para tranquilizar pais e alunos sobre a segurança nas escolas e eles poderão interagir com agentes da Guarda Municipal, Guarda Civil Patrimonial, Polícia Militar e Polícia Civil que estarão presentes nas instituições de ensino recepcionando a comunidade escolar.

Na manhã desta terça-feira (18), representantes das forças de segurança  participaram de uma entrevista coletiva na Prefeitura de Cascavel que reuniu o prefeito Leonaldo Paranhos, o vice Renato Silva, o coronel Rubens Garcez da Luz (comandante do 5º CRPM), major Tatibana (subcomandante do 6º BPM) e o delegado-chefe da 15ª SDP, Rubens Miranda Junior, além do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola.

Durante o encontro, o prefeito também sancionou a lei que cria a Ação Emergencial de Reforço de Segurança das Escolas Municipais de Cascavel, denominada de Escola Segura. A lei, aprovada pela Câmara de Vereadores na semana passada, prevê a contratação de policiais civis, militares e rodoviários, da ativa e da reserva, para prestar serviços fora do horário normal de trabalho, para reforçarem a segurança das escolas e cmeis.

O Município já protocolou uma solicitação de convênio com o Estado para poder contratar parte das folgas dos policiais para atuarem nas instituições de ensino.

A ação que acontecerá nesta quinta-feira foi tomada para combater a onda de insinuações de que no dia 20 poderia acontecer atos com o foco voltado a tirar a paz das comunidades escolares e autoridades.

“Nós resolvemos, então, fazer uma ação ao inverso, aliás uma ação muito necessária não só para esse momento, mas ela tem que acontecer sempre. A nossa campanha diz que ‘um dia é a vida inteira pela escola’ porque a escola é o maior patrimônio que nós temos no Município”, afirma o prefeito.

Paranhos destaca que será um “dia de amor à escola” ao abrir a infraestrutura para receber os pais para acompanhar, por um período, as ações que acontecem diariamente nas instituições de ensino.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destaca que a ação irá reforçar a cultura da paz e será um dia importante. “Todas as instituições estarão trabalhando ações em que as famílias estarão no espaço escolar. É um momento de conhecer a proposta pedagógica mais aprofundada, de estar junto nesse momento que requer atenção de toda a sociedade na proteção das nossas crianças”, ressalta.

O coronel Garcez, comandante regional da Polícia Militar, diz que todo o efetivo está empenhado na segurança das crianças e dos estabelecimentos de ensino, preparado para monitorar e evitar qualquer problema. “Nossa prioridade hoje é preservar a vida dos alunos que frequentam as escolas municipais, escolas públicas estaduais e também escolas particulares. Vamos atender a todos na medida do possível”, afirma.

O delegado Rubens diz que as forças de segurança estão irmanadas na parte investigativa e, além da Delegacia do Adolescente, todo o efetivo do Grupo de Diligências Especiais (GDE) está atuando preventivamente, mas tranquiliza informando que nada de concreto existe sobre ameaças contra instituições de ensino.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *