Reputação e confiança como valores corporativos

Imagem: Pexels

A sua empresa tem uma boa reputação? Atualmente, a reputação é considerada um patrimônio corporativo capaz de atrair negócios e refletir nos resultados da companhia. Ela interfere no valor de mercado da empresa e no custo de capital, por isso uma reputação corporativa forte constitui-se uma vantagem competitiva.

Mas o que é reputação? É a percepção do público em relação à corporação, que é resultado da interação da empresa com seus stakeholders – todos com as quais ela se relaciona: cooperados, colaboradores, fornecedores, clientes, prestadores de serviço, entre outros.

A partir da percepção do público é que a empresa é creditada ou não a receber a confiança dele, ou seja, as pessoas confiam em quem têm uma boa reputação. 

Reputação e confiança estão entre os três principais pontos considerados pelos consumidores brasileiros na hora da compra, ficando atrás apenas de preço (Relatório Especial Edelman Trust Barometer 2020: Confiança nas Marcas).

Vantagens da confiança

De acordo com o Edelman Trust Barometer, que realiza a maior pesquisa mundial sobre confiança nas instituições, empresas confiáveis têm uma base mais forte de consumidores; geram recomendações da força de trabalho; têm maior licença junto a reguladores para poder operar; são mais bem avaliadas pelo mercado e preferidas pelos investidores, possuem maior resiliência frente ao risco, enfrentam melhor as crises; e ainda são mais imunes a coberturas desfavoráveis da mídia.

Quando se conquista uma imagem positiva e sólida, eventuais falhas também passam a ter um peso menor junto ao público e ao mercado.

Como conquistar a confiança

Segundo o jornalista e professor Clóvis de Barros Filho: “Você costura relações de confiança quando é fiel aos valores que afirma respeitar”.

Portanto, para conquistar a confiança do público é preciso ser uma empresa confiável. 

Na prática, consiste em difundir os valores e a missão da empresa; ter uma postura coerente com os próprios valores e com o que comunica; cumprir o que promete e não prometer o que não pode cumprir; praticar a transparência, admitir eventuais falhas e corrigir os erros. Também é importante zelar pela imagem percebida (reputação). 

Como ter uma boa reputação

Apesar da reputação estar em mãos alheias (do público), as organizações podem e devem gerenciá-la, sendo responsáveis por construí-la, monitorá-la e protege-la. 

Por meio das suas decisões, atividades e da sua comunicação, a empresa deve buscar sempre o alinhamento entre o seu posicionamento (imagem desejada) e a percepção dos stakeholders (reputação).

Uma reputação corporativa forte engloba: conduta ética, integridade, governança corporativa transparente e eficiente, comunicação estratégica, gestão de marca, ambiente organizacional favorável, práticas de responsabilidade social e ambiental, práticas de negociações e parcerias justas, qualidade de produtos e na prestação de serviços, etc.

As organizações que conseguem construir uma reputação forte atraem mais negócios, se tornam referência, conquistam melhores resultados financeiros e maior sucesso.

Por ser um patrimônio intangível e conquistado ao longo do tempo, a reputação de uma organização precisa receber atenção profissional permanente. 

Sucesso a todos!

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *