Saiba como encontrar o patrimônio e prestação de contas dos candidatos

Com acesso à internet, o cidadão pode verificar várias informações dos candidatos em tempos de eleição. Uma das plataformas que permite esse acesso direto aos dados é o sistema DivulgaCandContas (Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais).

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

O sistema é disponibilizado pelo próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e traz informações específicas para cada candidato individualmente. Uma das informações disponibilizadas nessa plataforma é a declaração de patrimônio de cada candidato. Também é possível acompanhar a prestação de contas da campanha e observar a origem e o destino dos recursos gastos pelo candidato. 

Veja abaixo como encontrar as informações do seu candidato:

Em primeiro lugar, acesse o seu navegador de internet e entre no site do DivulgaCandContas. O site mostra quantas candidaturas já foram registradas para as eleições 2020, tanto para prefeitos quanto para vice-prefeitos e vereadores. Para ver os perfis dos candidatos, vá até a faixa um pouco abaixo onde estão as regiões do País.

Passo 1: Na página inicial do site do DivulgaCandConta, escolha um estado na faixa abaixo.

 

Clique na região da sua cidade. Vai aparecer uma janela pop-up com todos os Estados daquela região. Para esse passo a passo, será usado como exemplo a região Sul e o Estado do Paraná.

Passo 2: Na janela pop-up, escolha um Estado e passe o cursor do mouse por cima.

 

Passe o cursor do mouse por cima do Estado desejado. Nesse momento, algumas opções vão aparecer. Clique no botão verde “Candidatos”.

Passo 3: Ao passar o cursor do mouse por cima do Estado desejado, clique no botão “Candidatos” que aparecer.

 

Na próxima página, aparecerá uma lista com todos os municípios do Estado selecionado. Você pode navegar pela página para encontrar a sua cidade ou simplesmente digitar na barra de busca, destacada na imagem abaixo. Para este passo a passo, será usada como exemplo a cidade de Cascavel.

Passo 4: Procure o nome da cidade desejada ou digite na barra de busca o nome do município e clique nele.

 

Em seguida, aparecerá a lista de candidatos a prefeito da sua cidade. Neste momento você também pode fazer a opção de escolher a consulta para vice-prefeito e vereador. Clique no nome do candidato que deseja analisar o patrimônio ou digite na barra de busca. Para este exemplo, será analisado o prefeito de Cascavel e candidato à reeleição, Leonaldo Paranhos (PSC).

Passo 5: Verifique a lista de candidatos e clique no nome de quem você quer averiguar. Você também pode fazer a opção de pesquisar por vice-prefeito e vereador.

 

O perfil do candidato terá as principais informações dele, como a situação atual da candidatura, nome completo, escolaridade, nome da coalizão, candidato a vice-prefeito e limite de gastos de campanha eleitoral, bem como outros dados.

Passo 6: O perfil do candidato oferece uma série de informações sobre a candidatura.

 

Rolando para baixo é possível acompanhar também a prestação de contas de campanha e inclusive a origem dos recursos que estão sendo gastos pelo candidato. Aparece a concentração das despesas, quem são os doadores da campanha e os fornecedores. 

Passo 7: Ao rolar para baixo, é possível ver o detalhamento da prestação de contas da campanha do candidato.

 

Para ver o patrimônio declarado pelo candidato, vá até a parte superior do perfil, clique no botão “Lista de Bens Declarados”, localizado na coluna “Consultas” à esquerda da tela. 

Passo 8: No perfil do candidato, clique no botão “Lista de Bens Declarados” para analisar o patrimônio.

 

Nesta página, você pode analisar o patrimônio e bens declarados pelo candidato individualmente. Mais abaixo, destacado em azul, está o valor total de patrimônio declarado.

Passo 9: Nesta página, você pode verificar os bens declarados separadamente e, abaixo em azul, se encontra o valor total do patrimônio do candidato.

 

 

 

 

O site do DivulgaCandContas é atualizado três vezes ao dia: às 8h, às 14h e às 19 horas.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *