São João: maior distrito de Cascavel espera por CMEI e asfalto de qualidade

Estrada Jacob Munhak

São João do Oeste, distrito localizado a aproximadamente 30 km do centro de Cascavel, é o maior do Município e representa 15% do VBP (Valor Bruto de Produção) da cidade, segundo dados da Secretaria de Agricultura. Soja, milho e trigo são os principais cereais cultivados. Os produtores de São João ainda trabalham com avicultura, suinocultura, piscicultura e pecuária de leite e de corte. 

Desde a entrada, é possível notar os problemas pelos quais passam a população. A Estrada Jacob Munhak, que liga a BR-277 a São João, é motivo de constantes reclamações. “Em todo o percurso dessa estrada tem muitos buracos, restos de operações tapa-buracos que não deram certo, sem contar o matagal nos acostamentos e a falta de sinalização. Precisamos de ajuda urgente, é uma importante via de escoamento da safra e também de deslocamento da população”, diz o eletricista Ademir José de Oliveira. 

Conforme o morador, que está há mais de 20 anos em São João, as condições das vias urbanas e das estradas rurais estão horríveis. “Com asfalto mesmo só temos a avenida principal de São João, o restante é tudo com pedras irregulares. Já as estradas rurais, não todas, mas algumas estão em uma situação difícil, com muito barro, buracos e valetas abertas”, conta Ademir.

Sobre a manutenção das ruas da sede do distrito, a Secretaria de Obras foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos do Preto no Branco. Já sobre as estradas rurais, a Secretaria de Agricultura informou que São João foi um dos distritos que mais receberam investimentos ao longo desses últimos sete anos. “Foram mais de sete obras de pavimentação (asfalto, TST, poliédrica e brita), além da manutenção com patrolamento, cascalho e rolo, que é realizada periodicamente. Sempre quando temos um período de chuvas atuamos nos problemas pontuais. Está previsto, também, a pavimentação asfáltica do trecho que liga o distrito de São João, sentido São Pedro, até a divisa com o município de Corbélia”, afirmou. 

Sobre a Estrada Jacob Munhak, a pasta comunicou que o trecho foi contemplado com o recape total da via, estando o processo sob condução da Secretaria de Obras. Em relação às podas, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou os trabalhos na última quarta-feira (22), contemplando a Jacob, o Parque Ambiental Suely Marcondes e todo o distrito. A ação conta com roçada, corte de grama e podas. 

Enquanto o recape não vem, população sofre na Estrada Jacob Munhak

 

O eletricista Ademir José de Oliveira diz que as ‘estradas estão horríveis’

 

Parque Ambiental Suely Marcondes receberá roçada nos próximos dias

 

São João ganhará CMEI, só não se sabe quando 

Demanda antiga da população de São João, a construção de um CMEI para atender as crianças das diversas comunidades deve ocorrer, só não existe uma data para a concretização deste sonho. “Trabalhamos na regularização de um terreno para futura construção de uma unidade no distrito. Dessa forma, já há área destinada para a construção e os projetos estão em fase de elaboração e aprovação junto aos órgãos competentes para posterior captação de recursos”, adiantou a Secretaria de Educação.

Transporte público 

São João é o único distrito a contar com uma ligação direta a Cascavel via ônibus do transporte público urbano. A linha 030 liga a comunidade ao Terminal Leste, no bairro São Cristóvão. A reclamação da população é em relação aos horários e ao itinerário. “Anteriormente os ônibus adentravam no início da área rural de São João, atendendo os moradores que precisam do serviço, agora a linha não vai mais lá, fica somente na área urbana. Outro problema são os horários, os veículos passam somente nos horários de pico prejudicando os usuários. Quem não tem carro sofre bastante. Para ajudar, tem ônibus quebrando quase sempre nessas estradas. Nossa situação está complicada”, relata o eletricista Ademir José de Oliveira, que é bem ativo na comunidade de São João. 

A Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania) mais uma vez não respondeu a nenhum questionamento do Preto no Branco e segue privando a população de ter acesso a esses esclarecimentos sobre um serviço de extrema importância para os cidadãos. Vale destacar que, além desta pauta, a reportagem segue cobrando o município sobre o projeto dos ônibus elétricos, que já deveriam estar rodando pela cidade, mas nem a Transitar e nem a fabricante dos veículos atenderam ao jornal, mesmo após diversas insistências. O prazo de entrega dos ônibus, pelo contrato da licitação, era de 12 meses, tempo findado neste mês de maio e apenas dois, de um total de 15 veículos adquiridos, estão na cidade. 

Animais domésticos pelas estradas 

Andando pelo distrito de São João, a reportagem identificou inúmeros animais, especialmente cachorros, abandonados nas áreas urbanas e rurais, problema comum em Cascavel. A Secretaria de Meio Ambiente reforçou que o abandono é crime e a população deve denunciar via telefone 156. A pasta ainda lembrou que conta com serviço de controle populacional de animais, realizado pelo Castramóvel, e realiza atendimento de urgências e emergências por meio do Samucão para animais de tutores em situação de vulnerabilidade social. 

Valdecir Alcantara: “São João era esquecido”

O vereador Valdecir Alcantara (Progressistas) foi lembrado pelos moradores do distrito. “Desde o meu primeiro mandato, iniciado em 2017, comecei a trabalhar com o interior e São João foi o pioneiro da nossa série de ações. Este distrito era esquecido. Na época, para a população conseguir os serviços, era só na base de manifestações. Depois que iniciamos o trabalho lá, conseguimos cobrar mais atenção e manutenção por parte das secretarias responsáveis. Para o lazer da comunidade, conseguimos recursos para uma pista de caminhada, campo de futebol e parquinho infantil, instalados ao lado da escola municipal. Meu mandado ainda fez a indicação para a construção do CMEI, destinou R$ 113 mil para a reforma da Unidade de Saúde, por meio de emendas impositivas, sem contar as inúmeras obras de asfalto e melhorias nas estradas rurais da região, que tiverem nosso apoio por meio de indicações”, elenca o parlamentar.

 

Fonte: Silvio Matos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *