A Semana Acadêmica de Engenharias da Univel, que reuniu os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, chegou ao seu término, deixando uma marca de sucesso e aprendizado. Realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, o evento proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora, com palestras que abordaram temas como empreendedorismo, tecnologia e atuação no mercado de trabalho, preparando os futuros engenheiros para os desafios da profissão.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Camila Cândida, o evento amplia a percepção multidisciplinar do ambiente acadêmico e o insere ao contato com a atuação no mercado de trabalho. “Nossa semana acadêmica não se limita a inserir os alunos em um mercado de trabalho tradicional. Ela visa transformar a maneira como os alunos enxergam o mundo acadêmico. Durante a semana, tiramos os acadêmicos das salas de aula tradicionais de cálculo, fenômenos de transporte e química e os imergimos em um ambiente multidisciplinar. Eles são provocados com tópicos que podem ser novos, ainda não explorados em suas jornadas acadêmicas, independentemente do período em que se encontram. Essa abordagem estimula a reflexão e incentiva os alunos a buscar constantemente o conhecimento”, disse a professora.
A visão empreendedora, conforme o acadêmico do 6º semestre de Engenharia de Produção, Matheus Morais, foi um dos maiores enfoques do evento. Para ele, o estímulo ao empreendedorismo transforma a perspectiva profissional e amplia os horizontes de atuação. “Eu percebi muito, principalmente nesses três dias, nessas palestras, teve um foco muito no empreendedorismo. Então, ela parece que dá uma visão a mais no sentido de você criar o seu negócio. De como você ser o ponto fora da curva, vamos dizer assim. Você ter mais coragem em desenvolver o teu produto, o teu processo e você colocar a tua cara a tapa, destacou Matheus.
Além disso, o aprendizado em sala de aula também esteve em pauta. Para o discente do 4º semestre de Engenharia Mecânica, Murilo Pantano, a semana foi uma consolidação do aprendido em sala de aula a partir da perspectiva de profissionais que atuam no mercado de trabalho. “A semana acadêmica é uma extensão do que a gente vê na sala de aula, porque com o evento a gente pode perceber como o mercado de trabalho atua com o que a gente aprende na sala e vê a união da teoria com a prática. A semana acadêmica teve realmente um enfoque muito grande no empreendedorismo e eu acredito que foi ótima para mostrar que a gente não depende só de um recurso pra obter renda ou pra se realizar profissionalmente. Podemos ter vários ramos pra buscar, e encontrar o que realmente queremos fazer. Então a semana acadêmica, de uma forma geral, é excelente pra mostrar como o mercado de trabalho funciona e como estão os avanços tecnológicos”.
O encerramento da Semana Acadêmica, no dia 19, foi marcado por uma competição empolgante: a construção de pontes feitas de palitos de picolé. Os estudantes aplicaram seus conhecimentos técnicos e demonstraram criatividade na concepção e construção dessas estruturas, realçando a importância prática da engenharia. Além de promover o aprendizado, a competição destacou habilidades fundamentais, como trabalho em equipe, engenhosidade e resolução de problemas.
Um dos aspectos notáveis desse evento foi o compromisso social. A taxa de inscrição simbólica para participar da Semana Acadêmica consistiu em 1 kg de alimento não perecível. Todas as doações arrecadadas foram destinadas à Fraternidade O Caminho, uma instituição de caridade em Cascavel, que presta assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário