Senadores anunciam acordo para eleições em 15 e 29 de novembro

Ainda não há anúncio oficial, mas uma reunião no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o presidente Luis Roberto Barroso, e o vice, Edson Fachin, e a maioria dos líderes partidários, além dos presidentes das Casas do Congresso, Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado), ficou pré-acordado que o pleito municipal de 2020 não será disputado em outubro, como previsto, mas em novembro, com o primeiro turno no dia 15 e o segundo, onde houver, no dia 29.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

O anúncio está sendo feito por políticos nas redes sociais, como o senador Lasier Martins (Podemos-RS). Veja:

Fui informado de que o TSE e líderes partidários da Câmara e do Senado decidiram pelo adiamento das eleições municipais deste ano. Em razão da pandemia da Covid-19, era arriscado manter o calendário original. Ficou decidido então que o 1o turno será em 15/11 e o 2o turno em 29/11 pic.twitter.com/HEUDWIpYGG

— Lasier Martins (@lasiermartins) June 16, 2020

O senador Carlos Viana (PSD-MG) também tuitou anunciando o acordo. Veja:

Adiamento das eleições municipais de 2020 definido hoje em reunião no TSE. Primeiro turno em 15/11. Segundo turno com data pendente mas com maior possibilidade em 29/11. A proposta anterior de finalização do pleito em 06/12 foi recusada pelo tribunal.

— Carlos Viana (@carlosaviana) June 16, 2020

No debate, a necessidade de adiamento do pleito por causa do coronavírus foi consenso entre os participantes, mas as datas exatas ainda serão definidas na janela entre 15 de novembro e 20 de dezembro.

Para fechar a questão, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) terá de tramitar no Congresso, decidindo as datas exatas. Como há acordo ao menos pelo adiamento, a tendência é de uma tramitação rápida.

Médicos e cientistas como David Uip; Clovis Arns da Cunha; Esper Kallás; Ana Ribeiro; Roberto Kraenkel; Paulo Lotufo; Gonzalo Vecina; e Atila Iamarino participaram da reunião, que foi por teleconferência.

Fonte: Metropoles

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *