Apoiada pelo programa InovaInvest, da Invest Paraná, a plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente é uma das duas startups brasileiras selecionadas entre as 40 finalistas para o SXSW Pitch 2023, evento da South by Southwest que apresenta as principais inovações tecnológicas do mundo. O anúncio foi feito nesta semana, na cidade de Austin, nos Estados Unidos, onde será o evento de 10 a 19 de março. A startup de Curitiba foi selecionada entre 731 de todo o mundo. A solução paranaense é finalista na categoria Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade
A Smart Citizen, empresa desenvolvedora da AMA, é apoiada desde 2021 pela Invest Paraná – agência da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços que capta investimentos para o Estado e que comanda o Inovalvest. O programa dá suporte a empresas paranaenses de tecnologia e startups em fase de operação ou incubação que desenvolvem soluções, produtos ou serviços inovadores
“Apoiar empresas que desenvolvem ferramentas tecnológicas é importante para o desenvolvimento do Estado. Por isso recebemos com muita satisfação a informação de que uma startup apoiada pelo Governo vai participar de um dos maiores eventos de inovações com uma ferramenta desenvolvida aqui e que chamou a atenção em nível internacional”, destaca o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.
A SXSW Pitch 2023 terá 42 mil participantes de 110 países. Serão quase cinco mil conferências, shows e eventos. A apresentação da Smart Citizen sobre a AMA será em 12 de março.
O CEO e idealizador da plataforma, Marcelo Crivano, vai mostrar a solução que usa tecnologia de redes sociais e gamificação para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas. “O apoio da Invest Paraná foi importante para levar as soluções da nossa plataforma a diversas iniciativas públicas e privadas com interesse em programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana e logística reversa”, destaca.
“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. O objetivo é gerar benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto”, completa.
A iniciativa vem colaborando para a limpeza urbana com desenvolvimento sustentável. De um projeto-piloto no bairro Tatuquara, em Curitiba, a AMA chegou a outros três municípios do Paraná (Paranaguá, Maringá e Cianorte), além de Florianópolis, em Santa Catarina. A plataforma já conquistou, inclusive, reconhecimento internacional ao vencer o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).
- Com apoio do Estado, mutirão recolhe quase uma tonelada de lixo da Ilha do Mel
- Preservação: campanha orienta população a respeitar distância dos bandos de guarás no Litoral
INOVAINVEST – O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, explica que o InovaInvest tem a finalidade de apoiar startups que desenvolvam soluções com impacto positivo direto na população. “O programa é voltado para empresas de tecnologia que tenham relação entre o Poder Público e privado no Paraná”, aponta.
É exatamente o caso da plataforma AMA. “Essa startup consegue captar pessoas que não estão no mercado de trabalho para trabalhar na zeladoria da cidade, fazendo a seleção do lixo e solucionando um grande problema que é a logística reversa, de dar a destinação correta para as embalagens já usadas dos produtos que vão para o mercado”, avalia Bekin.
Para participar do InovaInvest as startups interessadas devem se cadastrar no link do programa no site da Invest Paraná . Todo mês uma banca que envolve integrantes de seis secretarias estaduais se reúne para avaliar o cadastro de mais empresas no programa.
AMA– O app conecta e remunera vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais. A AMA tem mais de 9 mil usuários no Brasil. Desde abril de 2022, quando o app foi implementado, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de Educação Ambiental, com conscientização dos moradores.
A tecnologia funciona com dois aplicativos: um de zeladoria pública e o outro que é uma rede social ambiental. No primeiro, a pessoa se cadastra para se tornar um zelador na região onde mora e é remunerado por isso.
Com o cadastro finalizado e aprovado, o morador recebe acesso à plataforma que organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais. Por meio de GPS, o percurso é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa. As informações são gerenciadas e compartilhadas com a prefeitura, que tem acesso aos dados gerados no portal de gestão do município.
Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado pelo zelador é semanalmente avaliado pelos próprios moradores da área, através do aplicativo AMA.
Fonte: Secom Paraná
Deixe um comentário