Produzir mais em propriedades da agricultura familiar focando na diversificação, ampliação da renda e a garantia de permanência no campo. As tecnologias evoluíram e mudaram, inclusive, a forma de pensar e de desenvolver a agricultura, principalmente a de precisão.
A chamada agricultura 4.0 já é uma realidade e em processo de consolidação, independentemente do tamanho da propriedade.
Durante o Show Rural Coopavel em 2024, a tecnologia e inovação para o meio rural são os filões e conquistaram atenção, olhares e, principalmente, os negócios. “A tecnologia está mais acessível para todos os públicos de uma forma que possa ser aplicada, seus dados lidos, estudados, melhorar produtividade. O produtor está cada vez mais atento a isso”, destacou o especialista em Agricultura de Precisão da John Deere, Gabriel Marra.
A John Deere levou para a feira grande parte do seu portifólio, com destaque aos novos displays de geração 5 plus recém-introduzidos no mercado. “As principais diferenças sobre o modelo anterior são os tamanhos de tela, processamento de informações, capacidade de memória, alta resolução. Tudo isso para garantir uma melhor experiencia ao produtor”, avalia o especialista.
Marra lembra que se desmistifica a máxima que a tecnologia não está ou não era disponível e acessível para todos os públicos produtores. “Temos para todos os públicos. São tecnologias de entrada e na medida que o produtor vai crescendo, adquire novos tecnologias para atender sua demanda e necessidade”.
Como exemplo o especialista mencionou o trator 5080 cabinado e com conectividade, 802 cavalos com direito a todas as tecnologias e piloto automático.
“Quando a gente começou ainda criança na roça a gente nunca imaginou que chegaria a um momento que a máquina iria para o campo sem que alguém precisasse pilotar, dirigir. Hoje a gente já vê isso”, avalia entusiasmado o agricultor Luidi Tomazi.

Segurança e conforto numa condução tecnológica
Além das máquinas e implementos que fazem o serviço pesado nas áreas de cultivo, os olhos dos agricultores se voltaram também às caminhonetes e pick-ups que facilitam a vida de quem está no meio rural. “Além dos nossos diferenciais de preços, com valores exclusivos para o Show Rural, temos veículos com tecnologia embarcada e inovação que fazem toda a diferença e os produtores gostam muito”, afirma o gerente da Mitsubishi, Elói Brizza.
“Além da tecnologia, da segurança, da inovação, temos condições diferenciadas de aquisição e pagamento para as pick-ups, SUVs, desde o pequeno até o grande porte com propostas atrativas. Além disso, a tecnologia Mitsubishi trabalha muito em inovações como o nosso DNA 4 por 4. Nossos produtos se diferem dos demais, não menosprezando nenhuma das outras marcas, mas a Mitsubishi se sobrepõe em alguns quesitos, estamos felizes com as inovações e os nossos clientes também”, avaliou.
No estande os olhos se voltam aos três produtos Triton em diversos modelos, além dos Eclipse, SUV de porte menor com 4 modelos e as Pajeros esportes em 3 modelos, 8 portifólios e 9 produtos que se diferem. “O olho [do produtor rural] brilha na Triton no Show Rural. Ela oferece ao comprador um pacote tecnológico, além de ser um carro que vai para o campo e trabalha em condições severas. Quando volta para a cidade, dá um banho e se desfila com ela na cidade”, completou.
Para atrair os visitantes, acrescida à tecnologia a marca oferece formas de pagamento semestrais diferenciadas. “Após a feira teremos mais uma semana com condições especiais de compra, basta nos visitar”, considerou.

Produtor quer tecnologia embarcada
Somado à força bruta para o trabalho no campo, a tecnologia embarcada veio para facilitar o trabalho, minimizar impactos, garantir conforto e segurança.
O diretor da Ford Fancar Henrique Ceccarelli pondera que o produtor está muito atento à tecnologia embarcada. “São carros com piloto automático adaptativo, condução semiautônoma, antes não se dava muita importância para isso, hoje é prioridade pela segurança ao condutor e ocupantes, além de auxiliar na dirigibilidade do veículo. É menos desgastante e menos estressante. Os produtores buscam e encontram isso nos nossos produtos”, avaliou.
O foco do Show Rural se volta na Fancar às pick-ups. “São condições diferenciadas com financiamento e taxa zero na F150, na Ranger em alguns modelos, sem contar que no Show Rural viemos com um portifólio 100% renovado”, considerou.

Na Nissan Frontier tecnologia, comodidade e segurança são características garantidas nos seus modelos de Attack que corresponde a uma versão inicial com câmbio automático. A Frontier XE é uma caminhonete considerada de categoria intermediária seguida pela Frontier Platinum, ponta de linha, a exemplo da Pro4x esportiva. Elas possuem motorização 2.3 biturbo a diesel com 190 cavalos, câmbio automático com 7 velocidade acrescidos de controles de tração e estabilidade quatro por quatro.
Além da tecnologia embarcada, a segurança ganha complementação no pacote com 6 airbags, freio a disco nas quatro rodas e 6 anos de garantia. Tecnologia embarcada em todos os modelos com adicionais nos modelos superiores.
Na top de linha há tecnologia de segurança como sensor anticolisão frontal, sensor de faixa, sensor de ponto cego, câmera 360 e teto solar. “Quem foi que disse que o produtor rural não quer tecnologia, conforto e segurança? A gente busca isso nos nossos veículos, além de termos uma caminhonete para o trabalho pesado”, disse a agricultora Aline Dinis, que planejava sair do Show Rural com uma caminhonete nova para casa.

Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário