A tempestade de inverno ‘Elliot’ que tem atingido grande parte dos Estados Unidos nos últimos dias, já deixou mais de 1,5 milhões de norte-americanos sem energia, pelo menos 19 mortos. Os efeitos da tempestade têm deixado em alerta 240 milhões de pessoas em 48 dos 50 estados americanos.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
Após seu ápice no Oeste do país, a tempestade deve atingir neste fim de semana a costa leste americana, causando o Natal mais frio dos últimos anos em muitos lugares – o serviço de meteorologia do país, o Weather Prediction Center, alerta que os estados de Montana e Dakota do Norte devem registrar temperaturas abaixo dos -50ºc neste final de semana.
O serviço meteorológico americano tem considerado “Elliot” um “evento histórico” não apenas por causa das temperaturas negativas surpreendentes, mas também pelo tamanho da frente fria vinda do Ártico, que se estende da fronteira com o Canadá, no Norte, até a fronteira com o México, no Sul.
Um dos locais mais afetados pelo evento climático é a região dos Grandes Lagos, perto da fronteira com o Canadá. Segundo meteorologistas, a área foi atingida na sexta-feira, 23, por um ciclone bomba, que é quando a pressão atmosférica despenca após uma forte tempestade.
Ainda na quinta-feira, 22, o presidente dos EUA Joe Biden fez um alerta à população acerca da gravidade do evento meteorológico. “Este é realmente um alerta meteorológico muito severo. E vai de Oklahoma ao Wyoming, e do Wyoming ao Maine. Há consequências reais. Por isso, encorajo todos a seguirem os avisos locais”, disse.
Fonte: Estadão
Deixe um comentário