Até a ATP já admite: esse garoto é especial. Com uma atuação fantástica, o brasileiro João Fonseca venceu o russo Andrey Rublev por 3 sets a 0, parciais de 7/6 [1], 6/3 e 7/6 [5], nesta terça-feira (14), e avançou para a 2ª rodada do Australian Open, torneio que tem transmissão pelo Disney+.
Na próxima rodada, o carioca pega o italiano Lorenzo Sonego, que passou pelo suíço Stan Wawrinka por 3 sets a 1. A partida ainda terá dia e horário definidos pela organização em breve.
A vitória de Fonseca, de apenas 18 anos, é ainda mais incrível porque o jogo foi sua estreia em uma fase principal de Grand Slam.
No entanto, ele não se intimidou em nenhum momento e colocou Rublev, atual nº 9 do ranking mundial, para “sambar” em quadra, deixando o europeu extremamente irritado com a incapacidade de reagir.
O 1º set foi bastante tenso, sem quebras de saque até o tie break. Na hora do desempate, porém, João foi cirúrgico, amassando o adversário e abrindo 1 a 0 no jogo.
No retorno, Fonseca continuou em ritmo enlouquecedor, matando Rublev com aces imparáveis para colocar 2 a 0 no placar geral.
O 3º set viu Rublev dar tudo de si, suando muito para levar mais uma vez para o tie break. Mas o carioca foi monstruoso, ganhando o desempate mais uma vez para fechar o jogo. 3 sets a 0, fora o baile!
Os brasileiros, aliás, têm muito o que comemorar nesta terça: além de João Fonseca, a tenista Bia Haddad Maia também ganhou na chave simples feminina e avançou no Australian Open.
Com 5 a 4 no placar, o europeu colocou João á prova mais uma vez no 10º game. O europeu levou para o 40-40 e sentiu o “cheiro” do set, mas o carioca respondeu com um ace e com uma paralela absolutamente indefensável para empatar de novo: 5 a 5 e torcida enlouquecida nas arquibancadas.
Arriscando tudo o que conseguia, o russo voltou a ter a vantagem com 6 a 5, forçando o rival a confirmar seu serviço no 12º game para levar mais uma vez para o tie break. E foi exatamente o que Fonseca fez: de maneira inapelável, igualou em 6 a 6 e foi com tudo para o desempate.
Assim como no tie break do 1º set, o brasileiro iniciou de forma arrasadora, abrindo 4 a 0 e deixado Rublev cada vez mais nervoso e perdido. O europeu ensaiou reação, diminuindo para 4 a 3, mas acabou jogando na rede ao forçar a devolução de esquerda e deu o 5 a 3 ao adversário.
Sem mais nada a perder, o nº 9 do mundo arriscou tudo o que deu e conseguiu o 5 a 5 em uma bola fora do brasileiro. Mas João acertou uma esquerda lindíssima na paralela para chegar ao match point. E não teve jeito: 7 a 5 para Fonseca e vitória histórica na Austrália para o Brasil!
Fonte: ESPN
Deixe um comentário