Transitar realiza ações educativas para reforçar respeito no transporte coletivo

Somente nos dias úteis, uma média de quase 59 mil pessoas usam o transporte coletivo em Cascavel. São milhares de cascavelenses que têm o ônibus como o principal meio de locomoção no perímetro urbano. Seja para trabalhar, estudar, passear, o transporte coletivo agrega uma massa de inúmeros munícipes. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

E com tantas pessoas se movimentado pela cidade, alguns problemas podem acontecer: aquele esbarrão pode ser motivo de estresse, um lugar na fila que não é respeitado deixa o clima tenso ou até mesmo o desrespeito aos lugares preferenciais dentro dos ônibus. Por essas razões, a Transitar tem realizado um trabalho de cunho educativo nos Terminais  de Transbordo e na Estação Central de Cascavel, dentro do projeto de Mobilidade e Cidadania. “O objetivo geral é que as pessoas pratiquem o respeito e a empatia também no transporte coletivo. É preciso que as pessoas compreendam o sistema público de transporte no que tange também ao direito aos idosos, às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e também que entendam a importância do respeito na hora da entrada no transporte coletivo em relação às filas”, explica a encarregada do setor de Educação da Transitar, Luciane de Moura. 

O trabalho também compreende orientações em relação ao desembarque seguro dos pedestres nas vias públicas. “Quando eles descem do ônibus, é importante que eles não passem na frente do veículo e que aguardem a saída do ônibus”, pontua. 

O tema segurança nos ônibus e nos próprios terminais também é reforçada com recomendações sobre ser ter a bolsa e os pertences em mãos, frente ao corpo, e não deixar os objetos soltos. 

As medidas são para promover um transporte cada vez mais humano e empático. O ônibus é um meio de transporte sustentável e estimulado, por questões de mobilidade e segurança. “Nós fazemos essas ações da seguinte maneira: nós orientamos as filas, conversamos com a população sobre a importância de fazer a fila e de respeitá-la, porque tem que sempre se colocar no lugar do outro. Se eu entrar nas frentes dos demais e não respeitar, eu estou tirando o direito daquele que estava aguardando. A equipe também reforça sobre a vaga dos idosos, que aguardem as pessoas que têm mobilidade reduzida. Todos temos que respeitar”, enfatiza Luciane de Moura. 

A próxima ação será nesta quarta-feira, às 7h, no Terminal Leste de Cascavel.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *