TSE garante 184 direitos de resposta a Lula e desequilibra proporcionalidade nas inserções na TV

Decisões concedidas por ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiram, no total, 184 inserções com direitos de resposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no horário eleitoral na TV que seria utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O TSE também concedeu 42 inserções em rádio como direito de resposta. Com a soma dos direitos nos dois meios de comunicação, são 226 inserções.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Por outro lado, Bolsonaro ganhou 14 inserções de 30 segundos como direito de resposta. Na prática, Lula terá 170 comerciais a mais, causando um claro desequilíbrio na proporcionalidade de inserções na reta final da campanha. Bolsonaro perde quase a metade das 400 inserções previstas na TV nos dias que faltam na campanha pelo segundo turno das eleições presidenciais. 

Os motivos

Os pedidos de direito de resposta de Lula foram feitos contra duas propagandas de Bolsonaro. Uma sugeria que o ex-presidente saiu na frente no 1º turno por causa dos votos de pessoas presas. A outra envolvia afirmações de que o petista seria “corrupto” e “ladrão”.

Já Bolsonaro ganhou os direitos de resposta por causa de uma propaganda da campanha do PT que associa o presidente ao canibalismo.

As duas campanhas, de Lula e de Bolsonaro, ainda têm várias petições pendentes de julgamento no TSE. Dessa forma, é possível que a soma geral de comerciais de cada candidato ainda mude nos próximos dias.

Quando começa

Nesta quinta-feira (20), as propagandas seguem normalmente, com 25 inserções de 30 segundos para cada candidato à Presidência. Os vídeos com direito de resposta de ambos os candidatos começam a ser veiculados a partir desta sexta-feira (21).

Bolsonaro verá suas 25 inserções diárias reduzidas ao equivalente a uma média de 3,7 inserções por dia, se os direitos de resposta de Lula forem distribuídos de modo uniforme nos 8 dias finais de campanha. Já o petista passará de 25 inserções diárias para 46, sendo que 21 delas serão para responder a declarações feitas pela campanha do atual presidente.

Fonte: CNN e Poder360

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *