O Hospital do Câncer Uopeccan é referência não apenas no tratamento contra o câncer, mas também como formador de profissionais, através do Programa de Residência Médica. Na última sexta-feira (24) os médicos Bárbara Anahy Vinhas Bazzano e Gabriel Nunes Lopes da Silva receberam o certificado de especialização em cirurgia oncológica, já a médica Kellyn Gotz Rommel recebeu a certificação em oncologia clínica.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
Em uma noite marcada por muitas emoções, a dedicação aplicada durante os 3 anos de residência foi tema presente nos discursos. “Para cada pessoa o sucesso tem um significado diferente, mas é sempre acompanhado de uma coisa chamada sonho. E esse sonho é baseado em um projeto, que envolve muito mais do que a pessoa que o escolhe; envolve familiares, amigos. Vocês chegaram até aqui porque tiveram comprometimento e acreditaram em um projeto importante, tiveram consistência para enfrentar todas as dificuldades que aconteceram”, destacou o cirurgião oncológico e supervisor do programa de residência médica em cirurgia oncológica, Peterson Fasolo Bilhar.
Em seu pronunciamento, o oncologista clínico e supervisor do programa de residência médica em oncologia clínica, Lucian Lucchesi Fernandes de Oliveira, ressaltou o quanto a oncologia é uma especialização que exige muitas habilidades. “Eu imagino que quando vocês entraram na residência, se depararam com um mundo completamente diferente. Na oncologia existem medicamentos novos, diferentes abordagens terapêuticas, cirurgias mais complexas… vocês foram aprendendo a lidar com isso e perceberam o quanto é diferente lidar com o paciente e como isso é desafiador na nossa rotina, porque é um paciente mais complexo e que demanda mais de nós. Para nós é uma grande satisfação estar aqui entre vocês, é um momento de vitória”.
Para se especializar em cirurgia oncológica é necessário cumprir, primeiro, dois anos em cirurgia geral e, em oncologia clínica, dois anos em clínica médica. “Quando a gente escolhe oncologia, vai viver aquilo que aprendeu no juramento de Hipócrates, que é curar se possível, acolher se necessário e consolar sempre. Isso a gente vive no dia a dia. Oncologia é quando o paciente tem a possibilidade de ter o diagnóstico confirmado e toda a estrutura pessoal e familiar dele muda, isso a gente tem que acolher e levar para a nossa equipe. É um privilegio estarmos em um hospital oncológico que todo mundo tem a mesma cultura de acolher o paciente”, declarou a cirurgiã oncológica e coordenadora da comissão de residência médica, Mariana Tais Ferreira Moreira. A médica também destacou a importância da equipe multiprofissional para o sucesso do tratamento.
Encerrando os pronunciamentos em nome do hospital, o presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan, destacou que a residência é uma troca de conhecimentos. “Foram 3 anos de Uopeccan, que toda a equipe do hospital passou as informações, o conhecimento e que vocês também trouxeram conhecimento para a nossa instituição. A formação de vocês marca a ida para outros hospitais e quem vai ganhar com tudo isso é o paciente, de todas as regiões para onde vocês vão, com o conhecimento que aprenderam com nossa equipe. Parabéns de coração”.
A noite foi concluída com um agradecimento especial, preparado pela formanda Bárbara Bazzano, que emocionou a todos os presentes. “A Uopeccan foi especialmente importante para mim, quando eu entrei aqui, achei que não era boa o suficiente e que não ia dar conta do desafio que é a oncologia. Mas, o progresso é assim mesmo, parece uma sequência de fracassos. A residência é uma escolha muito importante, uma dedicação exclusiva e a gente se apega tanto que é difícil ir embora. Aqui, eu encontrei amigos, amor, trabalho, independência. Essa é a melhor escolha que fiz, pois a cada dia me apaixono pelo tratamento dos pacientes oncológicos. Hoje saio como a médica que sempre sonhei ser, capaz, forte e destemida, graças a vocês”.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário