Veja de quanto será o pedágio para chegar ao litoral do Paraná

Jacarezinho, 01 de setembro de 2023 - BR 369, entre Jacarezinho e Cornélio Procópio. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Com a conclusão do leilão do Lote 2 das novas concessões rodoviárias do Paraná nesta sexta-feira (29), as tarifas destes trechos ficarão até 68% mais baratas em comparação com os valores que seriam cobrados caso o antigo modelo dos pedágios ainda estivesse em vigor.

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O novo contrato engloba rodovias da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

A proposta do Grupo EPR contém um desconto adicional de 0,08% em relação à tarifa-base por quilômetro rodado de contrato. Isso representa um valor 56% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse ou 38% menor do que a última tarifa vigente quando os contratos foram encerrados, em 2021.

Com o lance vencedor, a tarifa no pedágio de Jacarezinho na BR-369, que era uma das mais caras do Brasil, foi a que teve a maior redução no comparativo com os valores que seriam cobrados se o contrato anterior estivesse em vigência: 68%. Ela caiu de R$ 32,30 para R$ 10,39, levando em conta a nova tarifa-base por quilômetro rodado.

O pedágio em São José dos Pinhais, na descida da serra na BR-277 e principal trajeto para o Porto de Paranaguá, vai cair de R$ 30,90 para R$ 19,54, um desconto de quase 37%.

 Na praça de Carambeí, na PR-151, o valor cobrado vai cair 35%, de R$ 15,20 para R$ 9,82. Na PR-151 em Jaguariaíva, a redução vai ser de 43%, caindo de R$ 11,60 para R$ 6,55. As outras praças (Jacarezinho 2, Quatiguá e Sengés) são novas.

Ainda não há uma data definida para que as novas tarifas comecem a ser cobradas.

A empresa vencedora assume a concessão após a assinatura do contrato. No dia 10 de novembro, o resultado será homologado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com assinatura do contrato com a concessionária até 26 de janeiro de 2024.

Fonte: AEN/PR

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