Faleceu na noite de terça-feira (23), por volta das 22h30, o ex-vereador Nilton Hamm, figura histórica da política rondonense. Ele tinha 67 anos e atualmente residia em Mercedes, onde ocorre o velório, na Capela Mortuária do município. O culto de despedida será às 15h desta quarta-feira, seguido de sepultamento no cemitério local.
Nilton Hamm entrou para a história política de Marechal Cândido Rondon ao ser eleito vereador em 1976, aos 20 anos de idade — o mais jovem a assumir uma cadeira no Legislativo municipal até hoje. Ele representava o então distrito de Mercedes e foi eleito pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) com 998 votos, sendo o mais votado do partido naquele pleito.
Durante a 5ª legislatura (1977-1983), Hamm se destacou ao lado de nomes que marcaram a política local, como Elio Rusch, Ariovaldo Bier, Pedro Rauber e João Natálio Stein. Em 1981, assumiu o cargo de 1º secretário da mesa diretora da Câmara.
Em 1980, no contexto da redemocratização do país e após o fim do bipartidarismo com a promulgação da “Lei dos Partidos” (Lei 6.767/79), Nilton deixou o PMDB e se filiou ao PDS (Partido Democrático Social), que havia substituído a Arena.
A trajetória de Nilton Hamm deixa um legado de precocidade política, participação ativa nos debates legislativos e contribuição para a transição democrática local.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário