Votos que Bolsonaro perdeu no Sudeste garantiram a vitória de Lula

O presidente teve 11,4 pontos percentuais dos votos válidos a menos nos três estados com maior número de eleitores do País | Imagem: Infográfico Poder 360

O Nordeste foi a única região em que Lula (PT) venceu a eleição. Aliás, historicamente o PT faz votações expressivas na região. Mas, não foi o Nordeste que sacramentou a derrota do presidente e sim o Sudeste, que representa o maior colégio eleitoral do País (42%), onde Jair Bolsonaro foi muito pior em 2022 em comparação a eleição de 2018.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Nessa região, o presidente ficou, em votos válidos, 11,4 pontos percentuais abaixo do resultado de 2018. A diferença, se aplicada aos votos válidos desta eleição, equivaleria a 5,4 milhões de apoios extras a Bolsonaro. Ou seja, se não tivesse sido abandonado pelos 11,4% de eleitores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, teria sido reeleito.

Lula venceu a eleição com uma vantagem de apenas 2,1 milhões de votos. Claro que o voto do nordestino foi vital para Lula, mas sem a queda de Bolsonaro em seu principal reduto, Lula não ganharia.

Confira o infográfico publicado hoje pelo site Poder 360, que ilustra bem essa situação:

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *